Fone: 62 3942-1892 / 9936-2466

Ecoturismo

Dicas de programas na misteriosa cidade das pedras

eco2

O Instituto oferece estrutura e possibilidades para vivenciara experiência do contato com a natureza. Cavalgadas, expedições na muralha, trilhas, casas de banho, sauna, hidroterapia e acomodações para eventos podem ser agendados conosco.

A preocupação atual com impactos ambientais, aquecimento global, novas fontes energéticas, conservação do meio ambiente natural, desenvolvimento sustentável e interação homem-natureza, faz com que tenhamos um novo foco em eco-turismo: não apenas conhecer e desfrutar dos potenciais naturais de cada região, mas reconhecer a participação humana em todo o ecossistema e perceber a propriedade de ação e reação dos eventos no planeta, para que cada um possa exercer na prática a conservação. A natureza não está lá fora... está dentro de cada um.

Muitos mistérios cercam Paraúna. A pouco mais de 100km de Goiânia, a cidade abriga histórias e lendas repassadas pelos moradores das redondezas, que afirmam que a região é visitada ou habitada por seres estranhos (alguns até vindos de outros planetas). O misticismo está relacionado às grandes formações rochosas e às construções antigas que a cidade abriga, principal cartão-postal e atrativo turístico da cidade. Realidade ou ficção, o que se pode afirmar é que Paraúna é cheia de belezas naturais que merecem ser vistas de perto. Confira agora algumas das atrações turísticas de Paraúna e programe-se para conhecer a cidade!

 

Pedra do Cálice, na Serra das Galés em Paraúna

Foto: Goiás Turismo

Reconhecida desde 1996 como Reserva Particular do Patrimônio Natural, a Serra das Galés abriga formações rochosas que intrigam o público visitante e formam a principal atração turística da cidade. As imagens formadas pelas rochas impressionam pela semelhança com objetos, pessoas e animais, como a Pedra da Tartaruga, o Lorde Francês, a Máquina de Escrever e a formação rochosa mais famosa da Serra e cartão-postal de Paraúna: o Cálice de Pedra, que tem cerca de 15m de altura. A Serra das Galés também é ideal para trilhas.

1

34 

 

 

 

 

 

Serra da Portaria, em Paraúna

Foto: Caroline Constantino

Do Cerrado Localizado no Parque Estadual de Paraúna, a Serra da Portaria também abriga resquícios de construções de pedra e outros vestígios de antigas civilizações, que podem ter ligações com os povos maias e incas. Ao pé da Serra há um salto que forma uma piscina natural, adequada para banho.

6

Serra da Arnica, em Paraúna

Foto: J. A. Fonseca

Nome recebido em virtude da grande quantidade da plantinha “arnica” no local, a Serra da Arnica é mais um espaço que abriga formações rochosas de grande mistério, como um monumento formado por pedras que se elevam como uma fortaleza e uma incrível figura que lembra um felino em posição de esfinge. A Serra da Arnica também é frequentada por atletas para a prática de trilhas de motos.

7

Muralha de Pedra em Paraúna

Foto: J. A. Fonseca

Conjunto de rochas alinhadas que formam uma estrutura semelhante a um grande muro, a Muralha de Pedra tem mais de 80 km de extensão e chama a atenção dos visitantes pelo formato, que parece com degraus.

8

Ponte de Pedra, em Paraúna

Foto: Caroline Constantino | Do Cerrado

Na divisa de Paraúna com Rio Verde, a força das águas do Rio Ponte de Pedra esculpiu uma ponte natural de pedra. Por baixo dela, por onde passa o rio, formou-se uma caverna cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico - uma verdadeira obra de arte criada pela natureza.

9

Cachoeira do Desengano, em Paraúna

Foto: Goiás Turismo

A Cachoeira do Cervo pode ser vista de longe: abrigando um complexo de saltos e cachoeiras, que formam poços adequados para banho, perfeito para relaxar. Uma das quedas do complexo tem 12 metros de altura. Com nascente na Serra das Divisões, a Cachoeira do Desengano é uma de três quedas d’água do complexo e uma das mais visitadas da cidade.

11

Paraúna

Como chegar: Paraúna fica a 126km de Goiânia, com acesso pela BR-060.

Informações de hospedagem e alimentação: (62)98162-8638 / (62)3942-1892