Fone: 62 3942-1892 / 9936-2466

Artigos Transpessoal

A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NUMA VISÂO SOCIOLÓGICA

transocial

Uma expressão do reencantamento do mundo

Por: Célia Maria Ribeiro

I – INTRODUÇÃO

Apresento aqui uma reflexão que escrevi em 2002 acerca da Psicologia Transpessoal numa perspectiva sociológica. Mais especificamente, como uma expressão do reencantamento do mundo. Para tanto, a situo como um paradigma atual no processo de evolução da ciência em geral e da psicologia em particular.
Dessa forma, apresento uma breve história da Psicologia, para, em seguida, à luz de uma sociologia - que ouso designar sociologia transpessoal[2] -, apresentar uma reflexão acerca desse novo paradigma como uma das expressões do reencantamento do mundo. Finalmente, indago sobre a pertinência de pensarmos a Psicologia Transpessoal não como irracionalidade (como ainda insiste em vê-la o ranço cientificista), mas através da noção de transracionalidade, numa perspectiva holística.

Read more: A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NUMA VISÂO SOCIOLÓGICA

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL CENTRADA NO CORPO: REFERÊNCIAS PARA UMA PSICOLOGIA DO SER

pessoalB

Por: Nilton Geraldo Ferreira

Breve Apresentação

A Psicologia Transpessoal surgiu no seio da psicologia humanista, sendo seus principais inspiradores Abraham Maslow e Antony Sutich. Eles iniciaram também o movimento transpessoal, partindo do pressuposto de que as limitações e o reducionismo das teorias psicológicas existentes deixavam de incluir grande parte dos fenômenos psíquicos usualmente experienciados pelo homem, além de não considerarem seu extraordinário potencial para o crescimento.
Essa perspectiva foi oficializada em 1968 em uma reunião da qual participaram Abraham Maslow, Viktor Frankl, James Fadiman, Stanislav Grof e Michael Murphi e, em 1969, foi lançada a primeira revista de Psicologia Transpessoal. As raízes humanistas desse movimento se estendem do existencialismo à fenomenologia, do conhecimento psicológico oriundo das grandes tradições espirituais às mais recentes descobertas da física moderna, da neurobiologia e da informática, entre outras fontes.
Definição

Read more: PSICOLOGIA TRANSPESSOAL CENTRADA NO CORPO: REFERÊNCIAS PARA UMA PSICOLOGIA DO SER

Uma Experiência com a Terapia da Mandala na Cura do Self

mandala

Por: Ana Paula de Godoi Nasciutti Barros
Artigo apresentado como requisito parcial de avaliação do curso de transpessoal ministrado pelo Instituto Serra da Portaria

Resumo
A escolha do tema mandala veio da vontade de escrever sobre minha própria experiência desenhando mandalas. Tem como finalidade mostrar o processo e os resultados de uma experiência bem sucedida com a técnica do desenho da mandala. Foi um processo de auto-cura e autotransformação, quando minha vida parecia totalmente sem sentido, desconectada do mundo real, onde o pensamento estava sempre questionando se estava viva ou morta. A técnica me ajudou a enfrentar situações de pânico e de desorganização mental me trazendo de volta à realidade, voltando pro meu eixo, reintegrando meu eu físico, mental e espiritual. Este trabalho configura-se uma reflexão entre a técnica e minha experiência, na tentativa de mostrar a eficiência e o poder de um elemento usado desde os primórdios da humanidade, o circulo. Ao final da experiência me senti reconectada novamente ao mundo. Me sentindo mais equilibrada emocionalmente e espiritualmente.

Palavras-chaves: mandala, auto-cura, psicologia transpessoal, experiência, psicoterapia.

Read more: Uma Experiência com a Terapia da Mandala na Cura do Self